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Tipos

Falando mais sobre tipos de pokémons!
Todo pokémon tem um tipo ou dois definidos, cada move tem apenas um tipo (no caso de CURSE é tipo indefinido).
Certos tipos levam vantagem sobre outros tipos, agua derrota fogo, fogo derrota gelo, gelo derrota planta, planta derrota agua, etc.
Há uma regra que surgiu apartir da geração 3, o STAB. Falaremos disso mais abaixo, nos pontos fracos e fortes dos tipos.
São ao todo 17 tipos: normal, fogo, agua, eletrico, grama, gelo, lutador, venenoso, terra, voador, psiquico, inseto, pedra, fantasma, dragão, noturno e aço. Mas em red/blue/yellow eram apenas 15 tipos, pois não havia noturno nem aço.
Fantasma e dragão eram tipos raros na primeira geração, só existia uma familia de cada um desses tipos e apenas um move:
GASTLY --> HAUNTER --> GENGAR --> move: lick
DRATINI --> DRAGONAIR --> DRAGONITE  --> move: dragon rage

VANTAGENS, FRAQUEZAS E RESISTENCIAS
Todo tipo é resistente a algum tipo e é derrotado por algum outro tipo.
Essas tabelas mostrarão quais são esses pontos.

RED/BLUE/YELLOW:
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y
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y / x


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- - - - - - - - - - - - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - -

X (horizontal): tipo do golpe
Y (vertical): tipo do pokémon que irá receber o golpe


OUTROS:
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0.5x
0.5x
0.5x
0.5x
0.5x
0.5x
0.5x
0.5x
X (horizontal): tipo do golpe
Y (vertical): tipo do pokémon que irá receber o golpe


Explicando:
0.5 --> It's not very effective (não é muito efetivo)
1x --> dano normal
2x --> It's super effective (super efetivo)
0x --> It doesn't affect (não atinge)

Se o pokémon tiver dois tipos com o mesmo 2x, exemplo HEATRAN (aço - fogo)
terra leva vantagem sobre fogo e aço, então:
4x --> It's super effective

Agora dois tipos com 0.5x
DUSTOX (inseto - venenoso)
grama leva uma tremenda desvantagem sobre veneno e inseto:
0.25x --> It's not very effective

Agora veja este exemplo, um DEWGONG (agua - gelo)
Um golpe de tipo fogo o antige:
fogo na agua --> 0.5x (não é muito efetivo)
fogo no gelo --> 2x (é super efetivo)
Agora calcule: 0.5 x 2 = 1 (dano normal)


Algumas diferenças haviam em red/blue/yellow, pois não existiam tipo NOTURNO nem tipo AÇO:
Fantasma não afetava psiquico.
Inseto era super-efetivo contra venenoso e vice-versa.
Gelo causava dano normal num tipo fogo.
Inseto causava dano normal num fantasma.

Na terceira geração foi adicionado um sistema chamado STAB.
Se o pokémon tiver um move com o mesmo tipo dele, esse move fica 1.5x mais forte!

TIPO DESCONHECIDO:
Não é necessariamente um tipo, só aparece em alguns lugares como ???, tipo no move CURSE.
Pouco se sabe sobre ele, e apenas 1 pokémon pode ter este tipo: ARCEUS (mas ainda não se sabe como chegar neste tipo de ARCEUS).

TIPO SHADOW:
Tipo shadow (sombra) foi um tipo gerado por causa dos vários golpes com o nome SHADOW (shadow punch, shadow fire, shadow bolt, shadow break, shadow end, shadow storm, shadow sky, shadow wave, etc.).
Imagem do tipo sombra:
Este tipo apenas existe para golpes e somente em Pokémon XD: The Gate of Darkness.
Moves com o nome SHADOW em outros games são considerados tipo GHOST e DARK.
Concerteza seria muito legal ver um pokémon ou um move em um jogo pokémon sendo realmente tipo sombra! Talvez algum dia este tipo exista...

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