Blog em construção!

Este blog está em construção, mas você pode continuar navegando nele. Pouco a pouco o conteudo vai sendo adicionado, editado, etc.
Novo servidor de páginas do blog: DROPBOX

Pokémon Shiny

Pokémon Shiny... O que são? Onde vivem? Como sobrevivem? O que fazem? Descubram agora, no Pokémon Repórter (não pera...).

Pokémon Shiny é o nome dado aos Pokémon que, tanto no jogo quanto no anime, têm uma coloração diferente do resto dos membros de sua espécie. (Foi o melhor que consegui explicar pra começar).
Não se assuste, se você encontrar um no jogo não apague seu savefile ou derrote o Pokémon achando que o jogo está com bugs. É apenas um tipo raro de Pokémon, e depende de sorte para ser encontrado.
Eles surgiram na segunda geração, ou seja, em Johto (Pokémon Gold/Silver/Crystal) e eram extremamente difíceis de serem encontrados. Até hoje ainda são, mas existem diversos métodos nos jogos que facilitam muito o encontro e até a captura de um Pokémon Shiny (listaremos esses métodos mais abaixo).

Na segunda geração, o Shiny era definido pelos seus VALORES INDIVIDUAIS, que variam de 0 a 31 para cada STAT. Para você que gosta de uma explicação mais detalha e matemática, veja AQUI o que define se o Pokémon é Shiny ou não.

Se você leu não leu o Link da Bulbapedia acima, pule este parágrafo.
O Pokémon deve ter como valores individuais 10 in Defesa, Velocidade, e Atk/Def especiais, e também deve ter 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14, ou 15 em Ataque. Devido à isso, as chances de se encontrar um Shiny em Johto são 1/8192 ou 0,01220703125% (Uau, muito pouco mesmo...) e o valor individual de HP será sempre 0 ou 8.

Aqui temos uma imagem de um Pokémon Shiny em Pokémon Crystal Version:
Este é um exemplo de um Arbok Shiny original, sem uso de cheat codes, tanto que a foto foi tirada do próprio Pokémon Crystal em um Gameboy Advance. Os shiny apresentavam 3 pontinhos no canto superior direito da tela, e sua cor está diferente dos demais Arbok. Na batalha, ao ser colocado na arena, o shiny brilha rapidamente.
Em Pokémon Stadium/Stadium 2 os shiny eram identificados tendo seu nome ao contrário, como: Bokar, Rowspea, etc.

A partir da terceira geração os Shiny eram baseados nos VALORES DE PERSONALIDADE, que são totalmente diferentes dos valores individuais. Criaremos uma página mostrando a diferença entre esses valores. A chance de achar um Shiny, porém, continuava sendo 0,01220703125%.
Tenho aqui também a imagem de outro Pokémon Shiny que capturei, o mais novo deles:
Como podem ver, o shiny tinha seu número da Pokédex destacado em dourado e o fundo branco onde fica a imagem do Pokémon era mais claro do que dos Pokémon não-shiny.
Assim como em Johto, os shinies brilhavam ao serem colocados em batalha.

Na quarta geração, Sinnoh, os shinies tinha a mesma mecânica de Hoenn, mas foi introduzido um método que faziam os Pokémon Shiny serem mais fáceis de serem encontrados.
Para fazer isso, você deve ter um Pokémon de uma região (ex.: americano) e outro de outra (ex.: japones) e fazer um ovo deles no Day Care. As chances do bebê nascer shiny são de 1/2048, quase 300% de chance a mais que nas gerações anteriores.
Há também o método do Pokéradar: quando você usa o Pokéradar, ele começa uma "cadeia". Você usa uma vez, vai até o matinho que estiver balançando e batalha com um Pokémon. Ao vencer a batalha, dê 50 passos até o radar recarregar, então use-o de novo. Quando chegar ao 40, sem que o radar tenha ficado sem achar Pokémon ou sem que você tenha saído do mapa ou sem que você tenha encontrado um outro Pokémon sem ser pelo radar, a chance de encontrar um Pokémon Shiny vai caindo gradativamente, tornando muito mais fácil o encontro com um deles.
Outra coisa que já ouvi falar é que se você tiver um Pokémon Shiny capturado em um cartucho de GBA e então fizer um PalPark para um cartucho de Nintendo DS, esse Pokémon perde sua característica shiny. Isso não é verdade! Tenho aqui uma imagem que comprova que o Pokémon Shiny ao ser transferido de qualquer um jogo à outro continua sendo shiny.
Imagem de um Victreebel Shiny, transferido de Pokémon Leaf Green para Pokémon Platinum:
 As características de um Pokémon Shiny em Sinnoh são: uma estrela vermelha perto da foto do Pokémon e seu número da Pokédex se apresenta em vermelho. Durante uma batalha o Pokémon brilha rapidamente quando lançado.
Dead-pixel na tela... --'

Não tenho imagens de um Pokémon Shiny em Unova, o único que tenho é o Giratina do evento para Black/White/Black 2/White 2, que não conto como shiny da minha equipe. Mas irei transferir este Victreebel, o Pachirisu e o Crobat para Unova e trarei imagens aqui para o blog.






Em Unova, há um outro método que facilita a aparição desses raríssimos Pokémon: um KEY ITEM chamado Shiny Charm. Enquanto este item estiver na sua mochila, as chances de encontrar um Pokémon Shiny caem para 1/2730,6 que é mais de 300% maior que a chance original.

Então aqui chegamos ao fim de mais uma matéria do blog Tudo Sobre Pokémon!
Desculpe pela inatividade do blog, sou o único administrador dele e estou sem tempo para mantê-lo.
Ah, algumas dicas:
-Sempre, sempre mesmo, tenha Pokébolas em estoque. Nunca se sabe quando um shiny aparecerá e você precise capturá-lo.
-É recomendado ter sempre bolas especiais como Dusk Ball, Net Ball, Dive Ball, para o caso de uma bola comum falhar e o Pokémon fugir. Você pode, por exemplo, encontrar um shiny numa caverna, de noite, na água ou até um shiny de tipo específico. Então, para não precisar diminuir seu HP correndo o risco de derrotá-lo, use uma bola especial para cada caso.
-Um Pokémon Shiny pode se tornar muito forte devido aos seus valores de personalidade, por isso mantenha ele sempre treinado e se possível leve-o para ginásios ou para a Liga Pokémon.
-Você pode evoluir seu Pokémon Shiny sem problemas. Muitos acham que, ao evoluir, o Pokémon corra o risco de não ser mais shiny. Quando um Pokémon evolui apenas a sua aparência e seus stats mudam, mas os valores de personalidade continuam os mesmos.


Tudo Sobre Pokémon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário